Brasil Mineral Logo
EVENTOS

Minerais críticos predominam nas discussões do PDAC 2024

Por evando
Minerais críticos predominam nas discussões do PDAC 2024

Tendo como temas centrais Sustentabilidade, Inclusão, Mercado de Capitais e Minerais Críticos, foi aberta neste domingo a convenção anual PDAC  2024, em Toronto, Canadá, que reúne milhares de pessoas ligadas aos negócios da mineração em vários países.

A cerimônia de abertura contou com a participação de um representante dos povos indígenas (First Nations), que defendeu o diálogo como caminho para que a mineração possa ser realizada em benefício de todos, incluindo as comunidades indígenas.

O secretário parlamentar do ministro de Energia e Recursos Naturais do Canadá, Marc Serré, disse na abertura que os minerais críticos são prioridade para o país, já que constituem o pilar para a transição energética. E informou que o governo canadense concederá um crédito de impostos de 13% para os minerais críticos, além de estender a validade do Flow Through Shares, mecanismo de incentivo fiscal para investimentos em ações de empresas que operam com recursos naturais. Além disso, serão destinados US$ 1,5 bilhão para desenvolvimento de tecnologia e inovação na produção desses minerais, bem como na cadeia de reciclagem. Por fim, o setor contará com 30% de incentivo de imposto para aquisição de equipamentos. O objetivo de tudo isso, segundo o representante do ministério, é tornar o Canadá um dos países mais atrativos para investimentos em minerais críticos.

Pavilhão do Brasil

A participação brasileira no primeiro dia do PDAC 2024 se deu através do Brazil-Canada Mining Brunch, realizado nas dependências da Toronto Stock Exchange (TSX), que contou com apresentações de representantes de empresas e do governo brasileiro, e inauguração do Brazil Pavillion, no Metro Toronto Convention Center da qual participaram representantes da Adimb, do consulado e embaixada brasileira no Canadá, do Ibram, do Comin da CNI, do SGB-CPRM e da ANM. A afluência de público durante a inauguração do pavilhão, demonstra que atualmente há um grande interesse pelo Brasil, principalmente pelos chamados minerais para transição energética, principalmente lítio e terras raras.

Como parte das atividades brasileiras no dia, também houve o lançamento, por parte do Ministério de Minas e Energia, da publicação “Guia para o Investidor Estrangeiro em minerais críticos para transição energética no Brasil” e a segunda edição do “Critical Minerals Potential of Brazil”, pelo SGB-CPRM.

Brasil Mineral participa da convenção PDAC 2024 com a edição especial em inglês disponível em www.brasilmineral.com.br/magazine /2024

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados