
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) prevê investimentos no setor mineral de US$ 68,4 bilhões entre 2025 e 2029, um crescimento de 6,6% em relação ao período anterior (2024-2028), de aproximadamente US$ 4 bilhões. No dia 4 de setembro, Belo Horizonte recebe o Mining Summit Brasil, evento promovido pela TIMining, empresa especializada em Gêmeos Digitais para operação e planejamento de mina, que reunirá executivos de mineradoras, consultores e especialistas em tecnologia para discutir como as novas tecnologias estão redefinindo a eficiência, produtividade, a sustentabilidade do setor mineral.
O Mining Summit, já realizado com sucesso no Chile, será um encontro exclusivo, que busca promover a troca de experiências e a construção de novos caminhos para a mineração no País. A programação terá a participação de executivos da Mineração Rio do Norte (MRN), Vale, Usiminas e Equinox, que compartilharão cases reais de como as empresas solucionaram desafios através do uso de tecnologias como gêmeos digitais e simuladores 3D em suas operações.
A consultoria Ernst & Young abordará uma visão estratégica sobre os desafios locais e boas práticas globais da mineração e as oportunidades que surgem com a aplicação de novas tecnologias. No período da tarde, os participantes poderão acompanhar demonstrações práticas das soluções TIMining, já utilizadas em minas de diferentes países, conhecendo de perto como os gêmeos digitais permitem detectar e corrigir problemas em tempo real e como os simuladores 3D apoiam a identificação e a correção de desvios muitas vezes invisíveis na operação. “O objetivo do Mining Summit Brasil 2025 é fortalecer o ecossistema da mineração digital no país e consolidar o Brasil como referência global em inovação, eficiência e sustentabilidade no setor”, afirma Nilcelio Santos, Client Director Brasil da TIMining.
Carregando recomendações...