Nexa recebe comunidade para visitas monitoradas

O programa mostra como é produzido o zinco que está nos plásticos, na fabricação de telhas, pilhas e baterias e diversas outras aplicações.
A Nexa recebeu cerca de 120 estudantes da rede pública de educação em Juiz de Fora (MG), de abril a setembro deste ano, para visitadas monitoradas à unidade da companhia no Brasil. A ação faz parte do programa Nexa de Portas Abertas, que tem como objetivo mostrar aos visitantes o processo produtivo, os cuidados socioambientais e, também, para conhecer todas as operações da empresa.
Com mais de dez anos, o programa mostra como é produzido o zinco que está nos plásticos, na fabricação de telhas, pilhas e baterias e diversas outras aplicações. Na Unidade Juiz de Fora, os visitantes também conhecem sobre o processo de produção de zinco a partir da reciclagem de pilhas, baterias e pó de aciaria elétrica sob a ótica da sustentabilidade. A Nexa recebe em média 250 pessoas em cada unidade. São grupos estudantis de ensino fundamental, médio, técnico e universitários, além de associações comunitárias, ONGs e grupos organizados em geral que desejam conhecer mais a Nexa.
A ação tem em sua programação uma visita às áreas industriais, apresentação da empresa, espaço para bate papo, vídeos interativos e lanche. Os participantes recebem um kit de visitante com informações, guarda pilhas (no caso de JF por ser Unidade recicladora) e itens de papelaria para utilizarem durante a visita. “O objetivo principal do nosso Programa de Visitas é esse. Receber e acolher nossa comunidade, ouvi-la e apresentar nossas atividades, produtos e suas aplicações, além de compartilhar nossas práticas de segurança e socioambientais. Dessa forma os visitantes ficam por dentro do nosso dia a dia e entendem como contribuímos para a mineração do futuro”, explica Nathacha Pires, responsável pelo programa, em Juiz de Fora.
As visitas podem ser agendadas para 2023 pelo e-mail nathacha.pires@nexaresources.com.
Programa de Qualificação já formou mais de 1.200
A Nexa já capacitou mais de 1.200 pessoas, entre jovens e adultos, na cidade de Aripuanã e outros 200 estudantes por meio do Programa de Qualificação Profissional, parte do investimento social da empresa no município. Os cursos visam capacitar os moradores da região em diversas especialidades para atuarem na Nexa e em outros empreendimentos do noroeste de Mato Grosso.
A Nexa conta com a parceria do Senai para os cursos de qualificação profissional, de curta duração e inserção rápida no mercado, e cursos técnicos, de maior duração e certificação de grau técnico. Os formados são absorvidos, em parte pela Nexa, nas operações em Aripuanã. Em 2022, dos mais de 150 formados até o momento, cerca de 100 foram contratados para atuação no empreendimento da empresa.
As mulheres são maioria nos cursos (52% dos formados) e alcançam 70% entre os que ainda estão em algum curso. Os números reforçam o compromisso social da Nexa na igualdade de gênero em suas operações. “Eu trabalho na planta industrial e vejo muitas mulheres aqui no projeto também. Observo que a inclusão é um dos pilares da empresa, ou seja, também dá oportunidades às mulheres”, afirma Laurimar Xavier Gebrim, colaboradora da Nexa e aluna do curso técnico em Eletromecânica.
Nayara Oliveira Abreu, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Nexa Aripuanã, ressalta o compromisso social da empresa com a população de Aripuanã. “O nosso Programa de Qualificação Profissional é um legado aos jovens e à economia da cidade. Enxergamos a educação profissional como um investimento nas pessoas do município, onde os moradores têm a oportunidade de se qualificarem de forma gratuita, sem a necessidade de irem para outras cidades. Os formandos terão mais oportunidades no mercado de trabalho, estando qualificados para atuarem não só nas nossas operações, mas também em outros empreendimentos”, afirma.
Carregando recomendações...