Brasil Mineral Logo
ENERGIA

Omnigen Energy, da Appian Capital, firmar contrato para 14 parques solares

Por evando
Omnigen Energy, da Appian Capital, firmar contrato para 14 parques solares

Subsidiária da Appian Capital Advisory voltada para o mercado global de energia, a Omnigen Energy acaba de assinar contrato para comercialização da energia de 14 parques solares em construção em Minas Gerais com as empresas CMU Energia e ECOM Energia Renováveis, gestoras de negócios do setor no mercado livre de Geração Distribuída (GD). Os empreendimentos fotovoltaicos receberão investimento de R$ 387 milhões e terão capacidade total instalada de 62,4 MWp.

Com a entrega de parques solares nos municípios mineiros de Prudente de Morais e Santa Rita de Caldas, com capacidade total de geração de 5.764 MWh anuais, a Omnigen Energy/Appian, ingressa oficialmente no mercado de Geração Distribuída. A produção deste parque é suficiente para abastecimento de mais de 4.500 mil residências (equivalente ao consumo de cerca de 68% das moradias dos municípios somados). “Esse projeto não somente amplia nosso portfólio, mas também demonstra nosso compromisso com a diversificação energética e em oferecer soluções renováveis para um planeta mais saudável. Estamos orgulhosos do trabalho que temos feito e temos certeza de que nossos parques solares representam um passo importante para democratizar o acesso à energia limpa”, afirma Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brasil e CEO da Omnigen.

O acordo abrange a entrega de 114.880 MWh por ano, suficiente para atender à demanda energética de 62.900 residências. A comercialização da energia será oferecida no formato de Geração Distribuída (GD). Inicialmente, a Omnigen tem como objetivo atender ao mercado regulado, abastecendo o consumidor residencial. Este mercado possibilita que o consumidor tenha um desconto expressivo na fatura de energia, garantindo que a energia consumida seja compensada por uma fonte de geração limpa. Para o investidor, além de entregar uma geração limpa e contribuir para que a matriz energética seja cada vez mais sustentável, possui compensação do valor investido através dos pagamentos realizados com desconto pelos consumidores que aderirem ao projeto.

Minas Gerais é o maior mercado de geração distribuída do Brasil, com 2,5GWp de capacidade energética já instalada. O ambiente estável de preços de energia e a realização de projetos de baixo risco, além dos incentivos fiscais para a geração solar no estado, são alguns dos principais benefícios. O contrato firmado entre a Omnigen Energy/Appian e as empresas CMU Energia e ECOM Energia Renováveis abrangerão a entrega de 114.880 MWh por ano, suficiente para atender à demanda energética de 62.900 residências. Ainda no primeiro trimestre de 2025, está prevista a entrega dos parques fotovoltaicos de Andradas e Igarapé. Até o final do semestre está prevista a inauguração de um total de nove unidades. “Além de contribuir para um futuro mais sustentável, as parcerias fortalecerão a presença do fundo britânico no mercado de energia renovável, destacando nosso papel como parceira estratégica de organizações comprometidas com a sustentabilidade”, acrescenta Mundim.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados