Brasil Mineral Logo
LEGISLAÇÃO

Pedida urgência a PL que muda regime de trabalho em minas subterrâneas

Pedida urgência a PL que muda regime de trabalho em minas subterrâneas

Protocolado em 30 de outubro, o PL busca corrigir uma norma criada há mais de 80 anos, considerada ultrapassada diante dos avanços tecnológicos e das novas condições de segurança da mineração.

A deputada federal Greyce Elias (Avante-MG) apresentou requerimento de urgência para acelerar a votação do Projeto de Lei nº 5.573/2025, que atualiza o artigo 301 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e elimina restrições antigas ao trabalho de mulheres e profissionais acima de 50 anos em minas subterrâneas. Protocolado em 30 de outubro, o PL busca corrigir uma norma criada há mais de 80 anos, considerada ultrapassada diante dos avanços tecnológicos e das novas condições de segurança da mineração.

Greyce coordena a área de Minerais Ferrosos na Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) e explica que a proposta é um passo importante para garantir igualdade de oportunidades e valorização da mão de obra qualificada. “Hoje, a mineração é marcada por tecnologia avançada, minas amplas e ventiladas e maquinários operados remotamente. Modernizar a CLT é essencial para garantir segurança aos trabalhadores, fomentar a competitividade do setor e assegurar igualdade de acesso ao trabalho”, afirmou a deputada.

Com a aprovação da urgência, o projeto poderá ser votado diretamente no Plenário da Câmara dos Deputados, sem precisar passar pela análise das comissões temáticas, o que agiliza a análise do mérito da proposta e antecipa os efeitos da modernização da legislação trabalhista. Dentre os principais pontos do PL nº 5.573/2025 estão a permissão para que homens e mulheres com mais de 18 anos trabalhem em minas subterrâneas, com direito à transferência para a superfície conforme a lei; a revogação de restrições que impediam mulheres de qualquer idade e homens com mais de 50 anos de atuarem no subsolo; o PL alinha a legislação brasileira a países com mineração moderna e segura, como Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos e Peru; Reconhece os avanços tecnológicos das últimas décadas, com melhorias em iluminação, ventilação, ruído, segurança estrutural e ergonomia e contribui para aumentar a competitividade do setor mineral brasileiro, aproximando o país de práticas internacionais mais atuais.

Atualmente, o Brasil possui 31 minas subterrâneas em operação e o aperfeiçoamento da legislação é essencial diante da tendência de expansão da mineração em maior profundidade. A FPMin apoia a modernização da legislação trabalhista como parte de um compromisso mais amplo com o desenvolvimento sustentável, a inovação, a igualdade de gênero e a valorização das pessoas que atuam no setor mineral. A atualização da CLT reforça o papel do Brasil como referência em mineração segura, inclusiva e alinhada aos princípios de igualdade de oportunidades e respeito ao trabalho.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados