PF apreende 16 kg no valor de R$ 4 milhões

O ouro apreendido foi exportado para os Estados Unidos após a deflagração da operação por uma das empresas investigadas.
Como desdobramento da Operação Lavagem de Ouro, a Polícia Federal, em colaboração com a Alfândega dos Estados Unidos (US Customs and Bord Protection), apreendeu, dia 20 de agosto, uma carga de barras de ouros de cerca de 16 quilos, com valor aproximado de mais de R$ 4 milhões. A Operação Lavagem de Ouro, deflagrada em 28 de julho deste ano, cumpriu 52 mandados de busca em nove estados brasileiros, na qual são investigados crimes de lavagem de dinheiro advindo da extração e comércio ilegal de ouro.
O ouro apreendido foi exportado para os Estados Unidos após a deflagração da operação por uma das empresas investigadas e com indícios de origem ilegal. Assim que tomou conhecimento, a PF providenciou junto à Alfândega americana a repatriação da carga.
As investigações referentes à Operação Lavagem de Ouro prosseguem para apuração dos delitos de lavagem de ativos, organização criminosa, receptação qualificada, falsidade ideológica, redução do pagamento de tributos federais, dificultar a ação fiscalizadora ambiental do poder público, por meio da omissão no pagamento de compensação financeira pela exploração de recursos minerais e usurpação de bem mineral da União.
Carregando recomendações...