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MINAS GERAIS

Plano visa retirar 1.500 carretas de minério de rodovias federais

Por evando
Plano visa retirar 1.500 carretas de minério de rodovias federais

Em reunião realizada nesta semana, o Grupo Executivo coordenado pelo MPMG encarregado de buscar uma solução para o problema relacionado ao tráfego de caminhões carregados com minério pelas rodovias federais BR-040 e BR-035, em Minas Gerais, propôs algumas soluções parciais, que incluem a construção de um Plano Mínimo de Segurança Viária e o futuro uso compartilhado da estrada Pico-Fábrica, controlada pela Vale, permitindo que veículos de outras mineradoras possam chegar ao terminal de embarque do minério sem usar as rodovias federais. A Vale ainda não se pronunciou sobre a proposta.

O grupo continua buscando outras soluções consideradas concretas e definitivas visando garantia maior segurança para as pessoas que trafegam pelas rodovias e para a população dos municípios atingidos.

Da reunião nesta semana participaram representantes do MPMG, do Ministério Público Federal (MPF), das mineradoras Vale, Gerdau, Safm, Herculano, Bação Logística, Cedro, Ferro Puro – Grupo Avante, Vallourec, J. Mendes, Minar, MSM, da concessionária EPR Via Mineira, da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad), do Departamento de Estrada de Rodagem (DER-MG), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Advocacia-Geral do Estado (AGE), da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (Cprac), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ibama.

O MPMG está envolvido na coordenação e mediação do projeto da Rodovia do Minério, uma alternativa que visa desviar o tráfego de carretas com minério das duas rodovias. Hoje trafegam pelas duas rodovias cerca de 1.500 carretas com minério. O projeto inclui a criação de um terminal e a alteração de rotas existentes e do grupo de trabalho participam, além de prefeituras, mineradoras, governo do estado e Ministério Público de Minas Gerais.

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