Brasil Mineral Logo
LÍTIO

Preços baixos levam à interrupção de operações na Austrália

Por evando
Preços baixos levam à interrupção de operações na Austrália

A Arcadium Lithium anunciou que suspenderá a remoção de resíduos e outros trabalhos preparatórios para suas operações de estágio 4 na mina Mt. Cattlin, na Austrália, juntamente com qualquer despesa relacionada à expansão além do plano atual de estágio 3. A decisão de suspender as operações foi tomada em resposta à queda dos preços do espodumênio no terceiro trimestre de 2024, o que tornou a continuação das operações na mina Mt Cattlin injustificada, de acordo com a Arcadium. As operações de estágio 3 em Mt. Cattlin estão programadas para ter produção na mina até meados de 2025, após o que a operação será colocada em cuidados e manutenção. Fora da Austrália, a Arcadium Lithium também atrasou seu projeto Galaxy em Quebec, Canadá, e a expansão da planta de processamento de lítio Fenix, na Argentina, como resultado do ambiente de preços mais fracos. 

A mina Mt. Cattlin é outra vítima da queda dos preços do composto de lítio e do concentrado de espodumênio, que têm visto as margens dos produtores de lítio globalmente cada vez mais comprimidas. Na Austrália, a Core Lithium colocou a mina Finnis em manutenção e cuidados no início de meados de 2024, enquanto a Bald Hill também permanece em manutenção e cuidados após reiniciar a produção em 2022.

De acordo com o Lithium Extractive Cost Service do Project Blue, a mina Mt Cattlin se encontra no 4º quartil da curva de custos da indústria em 2024. A mina tem estado sob pressão de margem em 2024, pois os preços do espodumênio caíram, juntamente com um aumento significativo em seus custos de mineração e concentrador desde 2022. A operação Mt. Marion, da Mineral Resources, também está lidando com a necessidade iminente de mudar para mineração subterrânea para manter a vida útil da mina, o que aumentará ainda mais os custos operacionais e precisaria ser suportado por preços mais altos do que estamos vivenciando atualmente. O lítio é usado em uma ampla variedade de aplicações de uso final, desde cerâmica e vidro até graxas industriais, embora seja o uso de compostos de lítio em tecnologias de baterias de íons de lítio que colocou o mercado em uma trajetória de crescimento sem precedentes. (Com informações do Project Blue) 

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados