Brasil Mineral Logo
ABAL

Primeira mulher no comando em 51 anos

Primeira mulher no comando em 51 anos

Formada em Relações Internacionais, com MBA em Gestão de Negócios, Janaina tem vasta experiência corporativa.

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) tem como nova presidente-executiva Janaina Donas. Formada em Relações Internacionais, com MBA em Gestão de Negócios, Janaina tem vasta experiência corporativa. Iniciou a carreira como consultora política, trabalhando para em empresas nacionais e multinacionais em setores como mineração, energia, bens de consumo, agroindustrial e farmacêutico.

Antes de aceitar o cargo na ABAL, Janaina trabalhou no Peru e em Miami como Diretora de Relações Externas e Novos Negócios para América Latina da Newmont Corporation, empresa global em metalurgia e mineração de ouro e outros minérios. “É uma grande satisfação estar de volta para assumir um desafio tão estimulante como a gestão de uma entidade reconhecida por representar um setor vital para a economia do país e para a vida das pessoas”, diz.

A nova presidente-executiva da ABAL, que estava afastada da indústria do alumínio. Por sete anos foi Diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa, onde atuou como representante da empresa em diversos comitês e conselhos da Associação.

Entre os principais objetivos à frente da ABAL, Janaina cita como prioridade o posicionamento do alumínio como parte da solução para um mundo que caminha cada vez mais na direção da sustentabilidade. “Temos um produto extremamente competitivo devido à baixa pegada de carbono do alumínio brasileiro. E uma cadeia produtiva com práticas ambientais, sociais e de governança corporativa que são referência nos sistemas desempenho para o setor no mundo. Vamos trabalhar para promover e alavancar essas qualidades”, promete.

Janaina Donas é a primeira mulher a comandar a ABAL em 51 anos de existência da associação. “Sabemos que o setor ainda é eminentemente masculino e que temos um longo caminho a percorrer em questões de inclusão e diversidade. Mas é encorajador constatar os avanços obtidos pelas mulheres na conquista de espaço e reconhecimento profissional. Esperamos que o exemplo de Janaina se some a outras iniciativas e que sirva de incentivo ao aumento da diversidade e inclusão”, diz Otávio Carvalheira, presidente do Conselho Diretor da ABAL.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados