Brasil Mineral Logo
EMPRESAS

Produção de vanádio da Largo aumenta 75% e a de ilmenita 65%

Por evando
Produção de vanádio da Largo aumenta 75% e a de ilmenita 65%

A Largo atualizou o progresso dos planos de recuperação operacional com foco contínuo na estabilização e no aprimoramento do desempenho operacional em sua Mina Maracás Menchen. A companhia relata que a produção de pentóxido de vanádio (V O₅) em maio de 2025 foi de 835 toneladas, um aumento de 75% em comparação com a produção de 401 toneladas em abril de 2025. Já a produção de concentrado de ilmenita em maio de 2025 foi de 3.025 toneladas, incremento de 65% em comparação com a produção de 1.833 toneladas em abril de 2025. Essas melhorias continuam a destacar a eficácia das medidas implementadas no âmbito dos planos de recuperação operacional anunciados anteriormente.

Dentre as medidas adotadas pela empresa que contribuíram com o bom resultado estão o acesso à área de minério disseminado no nível 200 que foi alcançado, contribuindo significativamente para o aumento dos volumes de produção da mina.; o minério adicional foi obtido dos níveis 110 e 120 na base da mina, proporcionando maiores taxas de produção. As atividades de perfuração de produção atingiram as metas mensais e o progresso da perfuração permanece dentro do cronograma para junho.

A Largo mantém o foco na otimização de sua recuperação de recursos e iniciou o reprocessamento de suas lagoas de rejeitos não magnéticos existentes para extrair vanádio e ilmenita. Esses rejeitos, inicialmente reprocessados exclusivamente para a obtenção de ilmenita como matéria-prima, estão agora sendo avaliados quanto ao teor de vanádio, possibilitando fluxos de recuperação dupla. Além disso, a Companhia planeja aprimorar o processo existente de recuperação de vanádio de seus resíduos de calcina e torta de sílica ricos em ferro para extrair vanádio adicional, que seria reprocessado em VO. Além de impulsionar a eficiência operacional na Mina Maracás Menchen, espera-se que esses esforços fortaleçam os esforços da Companhia em práticas de mineração sustentáveis, reduzindo o desperdício e recuperando valor dos rejeitos existentes.

A perspectiva da Companhia para junho de 2025 permanece positiva, com a produção atualmente acima do previsto no momento deste comunicado. A Companhia espera atingir sua meta de produção de 9.500 a 11.500 toneladas de VO para 2025. "Estamos animados com a melhora nos resultados de produção alcançados em maio, que representa um importante passo à frente em nossa recuperação operacional. O progresso alcançado até o momento, particularmente o maior acesso às principais áreas de mineração e a estabilidade aprimorada da planta, sugere que maio pode representar um ponto de inflexão para o progresso de nossa recuperação operacional. Embora ainda haja mais trabalho a ser feito, esperamos um perfil de produção mais consistente no futuro, à medida que continuamos executando nosso plano e monitorando o desempenho de perto.", disse Daniel Tellechea, CEO interino da Largo.

Em 9 de junho de 2025, a Largo recebeu uma notificação de inadimplência de uma contraparte por não entregar 900 toneladas de VO no prazo previsto. A mesma contraparte também alegou que parte do VO entregue anteriormente não atendeu às especificações acordadas. A Companhia está atualmente revisando a notificação e avaliando as opções disponíveis. Uma atualização será fornecida conforme divulgação adicional se torne apropriada ou necessária.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados