Brasil Mineral Logo
NAP.MINERAÇÃO

Programa de compra responsável de ouro

Programa de compra responsável de ouro

O projeto tem como finalidade mostrar ao comprador que o ouro teve origem em uma mina social e ambientalmente responsável.

O Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável (NAP.Mineração) selecionou minas exploradas da região da Baixada Cuiabana para serem a primeiras a participar do Programa de Compra Responsável do Ouro (PCRO), desenvolvido pela Universidade São Paulo (USP). Em fase de desenvolvimento, a plataforma digital será uma ferramenta de boas práticas para comercialização do ouro no território nacional.

Detentora do projeto, a NAP.Mineração firmou convênio com a Fênix DTVM, empresa autorizada pelo Banco Central para atuar como instituição financeira na compara e venda de ouro como ativo financeiro. “A parceria visa a cooperação de informações para análise da plataforma digital, que tem como objetivo oferecer dados relevantes sobre o produtor de ouro (garimpo), além de oferecer suporte na decisão de compra aos clientes do metal.

Inicialmente, o projeto tem como finalidade mostrar ao comprador que o ouro teve origem em uma mina social e ambientalmente responsável. “Com a plataforma, queremos fomentar que a produção sustentável do ouro agrega valor econômico ao produto, já que o cliente estará mais disposto a pagar mais por um minério que não teve origem em um garimpo ilegal ou de alguma área proibida à exploração”, disse Oswaldo Menta Simonsen Nico, pesquisador e gerente de projetos do NAP.Mineração.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados