Brasil Mineral Logo
ALUMÍNIO

Programa de redução de custos da Hydro visa economia de NOK 1 bilhão e menos 750 empregados

Por evando
Programa de redução de custos da Hydro visa economia de NOK 1 bilhão e menos 750 empregados

A Hydro está implementando medidas para cortar custos anuais e alinhar sua estrutura organizacional global de acordo com os objetivos estratégicos e as mudanças nos requisitos de negócios. Quando concluídas, essas medidas, incluindo a redução da força de trabalho geral e iniciativas para reduzir custos de viagens e consultoria, deverão proporcionar uma redução anual de custos de NOK 1 bilhão.

Esta medida se soma ao programa de melhorias já comunicado e à redução da estimativa de despesas de capital para 2025, de NOK 15 bilhões para NOK 13,5 bilhões. "Ao tomarmos essa medida agora, em vez de mais tarde, fortalecemos a resiliência da Hydro e nos posicionamos para competir e ter sucesso em um mundo onde a imprevisibilidade geopolítica acelera a volatilidade e cria novos riscos", afirma o Presidente e CEO Eivind Kallevik. Após o congelamento temporário de contratações implementado em junho e o projeto para avaliar o número de cargos administrativos em toda a empresa, a Hydro decidiu reduzir o número de funcionários administrativos em aproximadamente 750 posições. Este processo de ajuste da força de trabalho começará imediatamente e resultará em uma redução de 600 funcionários em tempo integral (FTEs) até o final de 2025, com mais 150 a serem identificados por meio de iniciativas de eficiência a partir de 2026.

A Hydro afirma que permanece firmemente comprometida em “conduzir essa transição com transparência e cuidado, garantindo uma colaboração estreita com os representantes dos funcionários durante todo o processo. A abordagem da empresa será pautada por seus valores de cuidado, coragem e colaboração. O ajuste da força de trabalho afeta funções de colarinho branco, como equipe e funções de suporte, engenharia, comercial, cadeia de suprimentos e TI em todas as funções do grupo, Áreas de Negócios e Serviços Globais de Negócios. Cargos de colarinho azul, como produção, manutenção e operadores de prensa dentro das Áreas de Negócios, não são afetados por este processo”. Ao implementar essas medidas, a Hydro visa aprimorar ainda mais sua capacidade de navegar pela incerteza e continuar agregando valor a longo prazo a clientes, funcionários e stakeholders.

Programa para mulheres 40+ em Paragominas

No Brasil, a Hydro está promovendo a segunda edição do Programa Operacional para Mulheres (WOP – Women in Operations Program) na cidade de Paragominas (PA), onde fica localizada a mina de bauxita da companhia. A ação capacitará mais 75 mulheres do município em três áreas tradicionalmente ocupadas por público masculino: mecânica, elétrica e operação de caminhões. Em 2025, o programa inovou ao dar foco preferencial a mulheres com 40 anos ou mais, cruzando as estratégias da Hydro de equidade de gênero e inclusão geracional.

O Programa Operacional para Mulheres oferece uma formação profissional completa e certificada, com 240 horas de aulas teóricas e práticas promovidas pelo SENAI, parceiro do projeto. Mais do que uma porta de entrada para a indústria, a iniciativa é uma ferramenta de transformação social. Os cursos duram cerca de três meses e o certificado tem validade em território nacional. Na primeira edição, realizada em 2023, um total de 45 mulheres de Paragominas conquistaram a formação em mecânica e elétrica, das quais 25 foram contratadas pela Mineração Paragominas, a mina de bauxita da Hydro. O programa sucede uma edição realizada no ano anterior em Barcarena, onde a Hydro conta com as operações da Alunorte e Albras. Das 100 inscritas na edição, 81 se formaram e 19 foram contratadas de maneira imediata. "O programa não é uma promessa de emprego, apesar de que muitas das participantes passam a integrar nossos bancos de talentos e são contratadas a partir da disponibilidade de vagas. A premissa é promover um impacto positivo no desenvolvimento do município, seja na Mineração Paragominas ou em outras empresas, ao inserir mulheres em novas ocupações no mercado de trabalho, oferecendo melhores condições a elas e suas famílias a partir da educação e da qualificação”, afirma Adriana Prazeres, gerente sênior de Recursos Humanos, Diversidade, Inclusão e Pertencimento da Mineração Paragominas.

O foco do programa em mulheres 40+ alcança um público relevante em Paragominas. A faixa etária de mulheres dos 40 a 69 anos representa 14.000 habitantes do município, segundo o Censo 2022, um contingente significativo da população economicamente ativa dos pouco mais de 105 mil habitantes. Segundo Julia Martins, analista de Recrutamento da Hydro, trata-se de um grupo sub-representado no mercado de trabalho. “Setenta mulheres aprovadas nos cursos se encaixam nesse perfil. Isso nos orgulha muito, pois em grande parte são mulheres que foram donas de casa, tinham priorizado por muitos anos seus filhos e agora enfrentam dificuldades para se recolocar”, afirma.

A Mineração Paragominas tem atuado para avançar com a presença de mulheres na unidade, em linha com a meta global da Hydro, de obter 25% de participação feminina em seu quadro de profissionais até o final do ano. Além disso, a companhia busca alcançar até 2030, aumentar esse índice para 30%, com 25% de mulheres nas operações e 25% em cargos de liderança. No Brasil, essas estratégias são coordenadas pelo Programa de Diversidade, Inclusão e Pertencimento (DIP), que também trabalha para aumentar a diversidade etária, étnica e aumentar a presença de pessoas LGBTQIA+ e de pessoas com deficiência em todas as operações da empresa no Brasil.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados