Brasil Mineral Logo
HIDROGÊNIO VERDE

Projeto da Fortescue no Ceará é selecionado pelo ITA

Por evando
Projeto da Fortescue no Ceará é selecionado pelo ITA

O projeto de hidrogênio verde e amônia da Fortescue no Complexo de Pecém (CE) foi selecionado pela Industrial Transition Accelerator (ITA) como um de seus principais projetos industriais verdes no Brasil que podem colaborar no processo de descarbonização da indústria pesada e do transporte de longa distância. O Programa conta com uma parceria histórica com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) do Brasil.

O Programa de Apoio a Projetos da ITA tem como objetivo fortalecer o cenário de investimento e acelerar as decisões finais de investimento das empresas envolvidas e o consequente início da construção das plantas para o setor verde e possui três prioridades - Demanda: Garantir os contratos de compra e venda de longo prazo necessários para sustentar o financiamento continua sendo o desafio mais importante para os projetos industriais verdes no Brasil, com o objetivo de criar mercados líderes e facilitar a aquisição de longo prazo de produtos industriais verdes brasileiros em nível nacional e internacional; Política: A ITA pretende trabalhar com o governo do Brasil por meio de sua parceria com o MDIC para colaborar com o desenvolvimento de políticas industriais que possam apoiar projetos industriais verdes e Finanças: Mesmo que os projetos fortaleçam seu cenário de investimento, a obtenção de financiamento adequado pode ser um desafio, especialmente para projetos pioneiros. A ITA pretende trabalhar em estreita colaboração com a recém-lançada Plataforma de Investimento em Transformação Ecológica e Climática do Brasil (BIP) para preparar e apresentar projetos a investidores em potencial. O projeto da Fortescue, já foi incluído na BIP, o que representa um importante passo adiante.

A Fortescue está desenvolvendo uma instalação integrada de hidrogênio verde e amônia no Porto de Pecém (CE), capaz de produzir 168.000 toneladas de hidrogênio por ano (equivalente a 0,9 milhão de toneladas de amônia), com investimento total de cerca de R$ 20 bilhões. Uma vez em operação, cada tonelada de hidrogênio verde produzida evitará aproximadamente 12 toneladas de emissões de CO2.

Atualmente, a Fortescue trabalha nas últimas definições e ajustes do projeto de engenharia antes de iniciar a preparação da área da planta de Hidrogênio Verde, cumprindo com todas as normativas socioambientais. A empresa também debate com atuais e possíveis fornecedores detalhes do projeto para, assim, seguir avançando com a contratação de serviços e produtos locais necessários para seu desenvolvimento. A companhia recebeu recentemente a autorização da autoridade ambiental do Estado do Ceará, a Semace, para iniciar as obras de preparação do terreno e espera anunciar, em breve, a data de início das intervenções de preparação do terreno, que devem começar até o final de 2024. 

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados