Brasil Mineral Logo
LÍTIO

SEMAD avança com licença do projeto da Lithium Ionic

Por evando
SEMAD avança com licença do projeto da Lithium Ionic

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD) aprovou a licença ambiental, de instalação e de operação concomitante (LAC) para o projeto Bandeira Lithium, localizado no Vale do Lítio mineiro, e pertencente à Lithium Ionic Corp. A recomendação positiva representa um grande avanço no processo de licenciamento da empresa e é um passo crítico para garantir a licença ambiental final necessária para iniciar a construção e as operações em Bandeira.

A Lithium Ionic apresentou pedido de licença LAC no final de 2023, iniciando um processo de revisão ambiental completo que incluiu uma inspeção abrangente do local pela equipe técnica da SEMAD, revisão detalhada dos estudos de impacto ambiental e avaliações de risco, bem como várias rodadas de revisões e esclarecimentos regulatórios, abordados com sucesso pela empresa. Após essa avaliação, a equipe interdisciplinar da SEMAD recomendou formalmente a aprovação da licença ambiental LAC, que, quando concedida, permitirá a construção e a operação do Projeto Bandeira.

No relatório, a SEMAD recomenda a concessão da licença ambiental para Mineração subterrânea de pegmatitos de lítio; Unidade de Tratamento Mineral (UTM); Gerenciamento de pilhas de rejeitos/resíduos; e Infraestrutura de armazenamento e fornecimento de combustível para uso operacional. Após a aprovação final, a Licença de Instalação (LI) será válida por quatro anos, enquanto a Licença Operacional (LO) será válida por 10 anos, dependendo do cumprimento das condições regulatórias.  De acordo com o relatório, a decisão final sobre a emissão da licença LAC deverá ser tomada em 28 de fevereiro de 2025, após reunião da Câmara de Atividades Minerárias (CMI), órgão decisório fundamental da SEMAD. “Esta recomendação positiva da SEMAD é um marco fundamental para o Projeto Bandeira, nos aproximando significativamente de receber a aprovação ambiental completa e iniciar a construção. Agradecemos o trabalho diligente da equipe técnica da SEMAD na avaliação de nossos estudos e planos operacionais. Com Bandeira posicionado como um dos projetos de lítio mais avançados do Brasil, estamos ansiosos para avançar com o desenvolvimento e contribuir para a cadeia global de fornecimento de lítio”, disse Blake Hylands, P.Geo., Diretor Executivo da Lithium Ionic.

Paralelamente ao processo de licenciamento, a Lithium Ionic continua a avançar nas principais iniciativas de desenvolvimento do projeto. Os preparativos de engenharia e logística estão bem encaminhados, garantindo que a empresa esteja posicionada para iniciar as atividades iniciais de construção na Bandeira imediatamente após o recebimento da licença LAC. O Estudo de Viabilidade do Bandeira, anunciado em 29 de maio de 2024, delineou uma forte economia do projeto, incluindo um VPL pós-imposto de 8% de US$ 1,31 bilhão e uma TIR de 40%, reforçando o potencial do projeto como uma operação líder de lítio na região.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados