Brasil Mineral Logo
ECONOMIA MINERAL

Setor mineral perde o economista Francisco Rego Chaves Fernandes

Por evando
Setor mineral perde o economista Francisco Rego Chaves Fernandes

É com profunda tristeza que lamentamos a perda do Tecnologista do CETEM/MCTI e do Conselheiro da Brasil Mineral, Francisco Fernandes (23/4/1946 - 27/4/2025), cuja contribuição para a área da Economia Mineral, para o CETEM/MCTI e para a Brasil Mineral constitui um legado relevante e duradouro.

Francisco Fernandes formou-se em economia no Instituto Superior de Economia e Gestão-ISEG da Universidade Técnica de Lisboa em 1971. Veio para o Brasil em 1972 como bolsista estrangeiro para uma especialização na EPGE da FGV e se estabeleceu no Brasil. Fez vários cursos e especializações em economia mineral e recursos minerais. Concluiu o mestrado (1997) e o doutorado (1999) na EPUSP, e pós-doutorado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 2004.

Ele iniciou suas atividades profissionais no INPI e na UFF, como professor assistente de economia. Ingressou no CNPq em 1977, como Analista de Desenvolvimento Científico, atuando na coordenação de tecnologia mineral. 

Transferiu-se para o CETEM em 1989, como Tecnologista Sênior, quando o CETEM foi institucionalizado por lei como um instituto do CNPq, para o quê teve participação ativa. Foi seu Vice-Diretor de 1989 a 1991.

Francisco Fernandes coordenou vários projetos em sua longa carreira. A publicação do estudo “Quem é quem no Subsolo Brasileiro”, de 1987, subsidiou a discussão sobre a participação do capital estrangeiro na mineração durante a elaboração da Constituição de 1988.

Ele publicou dezenas de artigos. Editou ou coeditou várias publicações de destaque, como “Tendências Tecnológicas Brasil 2015 – Geociências e Tecnologia Mineral (2007)”, “Recursos Minerais & Sustentabilidade Territorial, vol. 1 e 2 (2011)”, “Da Rio 92 à Rio + 20 (2012)”, entre outras. Suas pesquisas até sua aposentadoria do CETEM, em 2018, se concentravam nos impactos ambientais e conflitos sociais da mineração.

Francisco Fernandes participou do Conselho da Revista Brasil Mineral, desde 1983, na sua primeira formação, quando a revista começou suas atividades. Publicou vários artigos na revista e colaborou em diversas iniciativas e seminários promovidos pela Brasil Mineral.

Externamos nossos mais sinceros sentimentos e condolências aos filhos Lúcia, Ricardo e Leonor Fernandes, demais familiares e amigos.

Fernando Lins (CETEM) e Francisco Alves (Brasil Mineral)

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados