Brasil Mineral Logo
LÍTIO

Sigma Lithium incluída em relatório com case de sucesso

Sigma Lithium incluída em relatório com case de sucesso

O estudo reconheceu a Sigma Lithium como “referência global em lítio verde, com 100% de energia renovável, 90% de recirculação de água, sem uso de barragens de rejeitos, processamento a seco e separação por gravidade"

A Sigma Lithium Corporation anuncia que foi incluída como estudo de sucesso no relatório “Soluções Climáticas e da Natureza no Brasil”, publicado pelo Instituto Itaúsa, uma organização dedicada a financiar e apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável no Brasil, e Instituto Arapyau, uma organização filantrópica brasileira fundada por Guilherme Leal, um dos principais acionistas da Natura e ex-candidato presidencial pela “Coalizão Verde” com Marina Silva, atual Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil.

O estudo reconheceu a Sigma Lithium pela excelência em sustentabilidade como “referência global em lítio verde, com 100% de energia renovável, 90% de recirculação de água, sem uso de barragens de rejeitos, processamento a seco e separação por gravidade”, que é “um método resumido na fórmula ‘Quintuple Zero’ (ou seja, o esforço para produzir lítio sem barragens, produtos químicos, emissões de carbono, energia fóssil e consumo de água). O relatório mencionou que a Sigma Lithium adaptou com sucesso “práticas tradicionais de mineração de ferro e bauxita para uma mina de lítio, com reconhecimento internacional por suas práticas ESG”. O relatório acrescentou ainda que a Sigma Lithium “investe em programas de reflorestamento e compensação em áreas de Cerrado, plantando espécies nativas. Este modelo visa criar corredores ecológicos e promover a inclusão social na restauração ambiental, integrando a biodiversidade e gerando renda”.

A Sigma Lithium também anunciou que está atualizando suas operações de mineração para aumentar sua eficiência e competitividade: as operações de mineração são responsáveis por mais de 66% dos “custos de entrada da planta” da Sigma Lithium, enquanto as operações industriais representam apenas 33% (uma das mais eficientes na indústria de lítio). A atualização faz parte de uma revisão abrangente das operações de mineração, iniciada após melhorias significativas implementadas na planta industrial da Greentech no quarto trimestre de 2024. As melhorias aumentaram as taxas de recuperação da planta e demonstraram que seria possível liberar ainda mais a capacidade de produção se a planta operasse a uma taxa constante. Essa cadência operacional poderia ser alcançada reduzindo as flutuações na taxa de entrega de minério fresco das operações de mineração. Espera-se agora que a cadência aprimorada do minério aumente a produção na planta industrial Greentech, reduzindo os custos gerais de entrada da planta em aproximadamente 20%.

A execução da atualização incluirá uma mudança de fornecedores, inicialmente planejada para a Fase 2, mas a Companhia decidiu que deveria ser iniciada mais cedo, durante o terceiro trimestre de 2025, em resposta à queda nos preços do lítio de abril a agosto de 2025 e para estender os excelentes padrões de saúde e segurança da Sigma Lithium às operações de mineração. A companhia visa preencher a lacuna entre o histórico de segurança das operações de mineração e o da planta industrial Greentech, que é excelente e um dos fatores que determinam a liderança da Sigma Lithium em sustentabilidade. No final do segundo trimestre de 2025, a planta industrial Greentech acumulou mais de dois anos (735 dias) sem Acidentes com Afastamento (LTI) e zero fatalidades, posicionando-a entre as operações mais seguras de acordo com o Conselho Internacional de Metais e Mineração (ICMM).

Como parte da atualização, a Sigma Lithium substituirá seus equipamentos de mineração. Uma desmobilização foi iniciada em setembro e uma remobilização está prevista para começar em outubro, quando o novo fornecedor deverá retomar as atividades prontamente. “O tempo de inatividade necessário para a troca e a consequente perda de produção estão sendo reduzidos ao mínimo, enquanto os ganhos de eficiência almejados estão a caminho de serem alcançados: os equipamentos de mineração estão sendo modernizados com o aumento do tamanho dos caminhões de mineração, o que permitirá uma redução no tamanho da frota geral e uma redução do tráfego na mina, aumentando a segurança da mina”, informa a empresa. Além de aumentar a capacidade de produção, a atualização deve preparar a mina da Sigma Lithium para alimentar uma segunda planta Greentech mais rapidamente, melhorando a geometria da mina, o que ajudará a empresa a entregar sua expansão de capacidade planejada, programada para entrar em operação em 2026.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados