
O brasileiro Gustavo Roque como o elo oficial no País. A missão de Gustavo será aproximar o setor mineral brasileiro das tecnologias de ponta do Stanford Mineral-X, o que inclui o uso de inteligência artificial para acelerar a descoberta de novos depósitos, melhorar processos e reduzir impactos. A ideia é permitir que empresas atuem de forma individual ou em consórcio, com apoio técnico de um dos centros mais avançados do mundo.
O Brasil tem atraído cada vez mais investidores internacionais em busca de minerais estratégicos — lítio, cobre, níquel — e o País possui uma das maiores reservas. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o setor projeta quase R$70 bilhões em investimentos no país entre 2025 e 2029 — um crescimento de 6,6% em relação ao ciclo anterior. O mercado está aquecido. E não apenas pelo valor dos minérios, mas pela urgência de uma mineração mais conectada com tecnologia, sustentabilidade e impacto social positivo. Gustavo Roque irá promover a ponte entre empresas de mineração no país e um ecossistema global de pesquisa, tecnologia e inovação. O executivo foi cofundador do Mining Hub, a primeira plataforma de inovação aberta da mineração no Brasil. Ele também ajuda a transformar a ideia de “pós-mineração” — aquele momento em que a mina encerra suas operações e fica o desafio social e ambiental — no planejamento de projetos de desenvolvimento sustentável.
Um caso de sucesso que ilustra o valor da abordagem do Mineral-X é a colaboração com a KoBold Metals, na Zâmbia. Utilizando técnicas avançadas de inteligência artificial, o centro de inovação desenvolveu um planejador sequencial inteligente que acelerou significativamente a descoberta de um importante depósito de cobre. A parceria não apenas facilitou uma definição mais rápida e eficiente das perfurações, como também serviu de base para o planejamento da mina. A Ero Copper conseguiu também resultados expressivos no Brasil, graças às análises orientadas por IA que otimizaram as operações de perfuração, reduzindo os custos de exploração e aumentando a produtividade. “Esses casos exemplificam o compromisso do Mineral-X em aplicar metodologias sofisticadas de IA para transformar os processos de descoberta mineral — tornando-os mais rápidos, econômicos e inteligentes”, explica Roque.
Carregando recomendações...