Brasil Mineral Logo
LÍTIO

Syensqo e cylib produzem hidróxido de alta pureza a partir de baterias usadas

Por evando
Syensqo e cylib produzem hidróxido de alta pureza a partir de baterias usadas

A Syensqo e a cylib alcançaram um marco significativo no processamento circular de materiais para baterias, produzindo hidróxido de lítio de alta pureza a partir de baterias de veículos elétricos usadas. A colaboração é um grande avanço na recuperação de materiais valiosos, visto que pouquíssimas empresas de reciclagem conseguem produzir lítio com qualidade para baterias, especialmente hidróxido de lítio, a forma preferencial de lítio para novas baterias de veículos elétricos.

Uma inovação no setor de reciclagem de baterias, esta conquista permite a extração e a purificação de lítio de eletrodos de baterias triturados, conhecido como massa negra, a partir de diferentes composições químicas de baterias, como NMC (níquel-manganês-cobalto) e LFP (lítio-ferro-fosfato), em uma única linha operacional. Esta abordagem simplifica o processo de reciclagem, aumenta a versatilidade e potencialmente reduz os gastos de capital (CAPEX). “A tecnologia da Syensqo complementa perfeitamente o processo hidrometalúrgico da cylib, aumentando tanto o rendimento quanto a pureza do lítio recuperado”, afirmou Laurent Cohen, responsável por Desenvolvimento Estratégico e Alianças para Soluções de Mineração na Syensqo. “Ao combinar nossa expertise em extração por solvente com o processo da cylib, estamos estabelecendo uma rota de recuperação de lítio escalável e de alta pureza, alinhada às metas de economia circular e regulamentação de baterias da Europa”.

Como parte do projeto, centenas de litros de efluente rico em lítio da cylib foram processados pela Syensqo usando uma tecnologia de extração inovadora desenvolvida em conjunto com sua parceira de engenharia, a Tenova Advanced Technologies. O processo utiliza CYANEX® 936P, o extrator por solvente patenteado da Syensqo, reconhecido por sua excepcional seletividade ao lítio. Após a extração, purificação, conversão e cristalização, o produto resultante atende, e em alguns aspectos excede, os rigorosos padrões de pureza exigidos pelos principais fabricantes de materiais catódicos ativos (CAM). “Esta colaboração com a Syensqo demonstra nosso compromisso em trabalhar continuamente com parceiros para desenvolver novos processos e expandir nossa liderança tecnológica em reciclagem de baterias”, afirmou Matthias Breidenbach, Vice-Presidente Comercial da cylib. "Ao combinar nossa expertise hidrometalúrgica inovadora com a avançada tecnologia de extração por solvente da Syensqo, estamos estabelecendo novos padrões de eficiência e pureza na recuperação de lítio."

Essa conquista também contribui para o avanço dos objetivos definidos pela União Europeia para a recuperação de lítio na reciclagem de baterias. De acordo com o Regulamento de Baterias (UE) 2023/1542, adotado há dois anos, os recicladores devem recuperar pelo menos 50% do conteúdo de lítio presente nos resíduos de baterias até o final de 2027 e, no mínimo, 80% até o final de 2031. A CYANEX® é uma marca registrada da Syensqo.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados