Brasil Mineral Logo
ORE SORTING

TOMRA comemora 50 anos de operação

TOMRA comemora 50 anos de operação

A empresa foi fundada em 1º de abril de 1972, na Noruega, pelos irmãos Petter e Tore Planke.

Fornecedora global de sistemas avançados de coleta e triagem, a TOMRA está comemorando o seu 50º aniversário. A empresa tem as divisões Collection, Food, Recycling e Mining e celebrou o marco com um compromisso coletivo para “transformar o futuro de como obter, usar e reutilizar os recursos naturais do planeta para propiciar um mundo sem resíduos”. “Vivemos em um mundo que precisa de uma grande transformação. Precisamos urgentemente melhorar a sustentabilidade, desenvolver a economia circular e fazer uso mais eficiente dos recursos naturais - desafios que as soluções da TOMRA podem ajudar a resolver”, disse Tove Andersen, presidente e CEO da TOMRA.

“Cinquenta anos após seu início discreto, a TOMRA pode se orgulhar por ser uma líder de mercado global altamente respeitada. Esta é a prova viva da nossa capacidade de adaptar, inovar e fornecer as soluções que nossos clientes realmente precisam. Este também é um momento de olhar para frente, porque agora estamos abrindo o capítulo da história da TOMRA, onde intensificamos nosso papel de liderar a revolução de recursos“, comentou o CEO. A empresa foi fundada em 1º de abril de 1972, na Noruega, pelos irmãos Petter e Tore Planke. Os fundadores desenvolveram a primeira máquina de logística reversa totalmente automatizada (RVM) na garagem da família. Esta invenção foi pioneira para processos de reciclagem e seu conceito é usado hoje em todo o mundo.

Atualmente, a TOMRA emprega mais de 4.600 pessoas em todo o mundo e tem vendas anuais de € 1 bilhão. Cerca de 20% da força de trabalho do grupo e 8% de sua receita são dedicados à pesquisa e desenvolvimento. Para atender à ambição da TOMRA de aumentar a coleta global de recicláveis para 40% e aumentar os plásticos em sistemas de circuito fechado para 30% até 2030, a empresa planeja continuar seu crescimento e aumentar o número de colaboradores. A expansão inclui novas oportunidades de negócios e o desenvolvimento de soluções para mitigar as mudanças climáticas e, desta forma, preservar os recursos naturais para as gerações futuras. Albert du Preez, vice-presidente sênior e chefe da TOMRA Mining, disse que a TOMRA Mining continuará liderando a revolução dos recursos, permitindo o beneficiamento mineral sustentável e uma economia circular. A triagem baseada em sensores pode fornecer à economia circular as matérias-primas primárias de que ela precisa, com o menor impacto negativo possível no meio ambiente".

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados