
A TOMRA em parceria com a Novelis realizou recentemente o webinar “Da Inteligência Artificial para o LIBS Dinâmico: como as novas tecnologias de triagem direcionam o crescimento da reciclagem de alumínio”. A programação mostrou os avanços tecnológicos de ponta no campo da reciclagem de alumínio. O encontro on-line destacou a importância da sucata de alumínio para reduzir as emissões de CO2, além de apresentar impactos transformadores de novas ferramentas de separação no setor.
Especialista globais da TOMRA e Novelis abordaram os desafios típicos da reciclagem de alumínio e como tecnologias, como o X-Ray Transmission (XRT), Dynamic LIBS e deep learning estão otimizando processos de separação, aumentando a pureza das frações de sucata e abrindo novos mercados para empresas. “O webinar foi uma excelente oportunidade de ouvir o setor sobre os desafios enfrentados atualmente por recicladores de alumínio e operadores pós-trituração, ao mesmo tempo em que apresentamos os altos níveis de separação de materiais disponíveis hoje, com a combinação de XRT, Dynamic LIBS e tecnologias de inteligência artificial”, explica Daniel Ghiringhello, head of sales da TOMRA no Brasil.
Um dos principais aprendizados do webinar foi a necessidade de maximizar tanto o aproveitamento da sucata de alumínio, quanto à capacidade de entrada de volumes elevados nos processos de produção e reciclagem. “O sucesso dessas operações depende não apenas da qualidade do material recebido, mas também da geração eficaz de sucatas de qualidade. Como resultado, a qualidade do material se torna um foco estratégico para o desenvolvimento de produtos e operações”, conta o especialista. O evento também destacou o papel significativo da indústria do alumínio em uma jornada sustentável. A Novelis tem a visão 3x30 que visa consolidar o alumínio como material de escolha com soluções circulares - estão na vanguarda dessa transformação, com foco em ampliar a circularidade e contribuir para um mundo mais sustentável.
As empresas também compartilharam resultados de testes realizados no Centro de Testes da TOMRA e em campo, mostrando uma redução bem-sucedida de elementos individuais na fração twitch (liga metálica produzida a partir de sucata secundária de alumínio) por meio de diferentes tecnologias de separação. “Junto à Novelis conseguimos demonstrar na prática a realidade de uma mudança de paradigma rumo a um futuro mais sustentável e eficiente para a reciclagem de sucata de alumínio, e estamos animados por continuar com esse diálogo essencial”, conclui Daniel Ghiringhello.
Carregando recomendações...