Brasil Mineral Logo
SEGURANÇA

U&M conquista premiação ouro e prata em SST

U&M conquista premiação ouro e prata em SST

Disputado com cerca de 400 cases e competindo diretamente com grandes corporações, o resultado consolida o avanço das iniciativas de SSMAQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) da empresa.

A U&M Mineração e Construção S/A conquistou as premiações ouro na categoria Formação e Comunicação em SST e prata em Segurança em Máquinas e Equipamentos no Prêmio Proteção Brasil 2025. Disputado com cerca de 400 cases e competindo diretamente com grandes corporações, o resultado consolida o avanço das iniciativas de SSMAQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade) da empresa. O prêmio é promovido pela Revista Proteção e é referência nacional e considerado um dos mais relevantes da América Latina no setor.

O primeiro lugar foi garantido com um case de capacitação de funcionários por meio de simuladores. A metodologia replica condições reais de operação em um ambiente controlado, permitindo que operadores desenvolvam competências técnicas com maior retenção de conhecimento e sem exposição a riscos operacionais, otimizando a curva de aprendizado. A Atlas Energy e a Anglo acompanharam a U&M no pódio, conquistando, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar.

A prata foi conferida a um projeto que desenvolve uma solução técnica voltada à eliminação da interação direta entre operadores e equipamentos móveis. Esta ferramenta inovadora permite a verificação remota da folga no pino âncora, um procedimento crítico para a integridade estrutural de máquinas pesadas. O resultado é o aumento da precisão das medições e a eliminação da exposição de profissionais a zonas de risco. A U&M liderou o pódio, com a Vale e o Mercado Livre nas posições seguintes.

O Prêmio Proteção Brasil 2025 reuniu organizações de diversos segmentos e, para a U&M, os resultados validam a estratégia de investimento contínuo em inovação aplicada à gestão de riscos e ao desenvolvimento de competências. As premiações refletem a consolidação de práticas que vão além do cumprimento normativo e se baseiam em nossa cultura de segurança e cuidado com as pessoas. Os cases vencedores demonstram o posicionamento ao atuar na raiz dos riscos, seja por meio de barreiras tecnológicas (verificação remota) ou pela formação robusta que antecipa cenários de risco (simuladores). Esse direcionamento técnico tem gerado impactos mensuráveis na redução de incidentes, aumento da disponibilidade operacional e fortalecimento da credibilidade da empresa junto aos nossos clientes e demais stakeholders.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados