Brasil Mineral Logo
EMISSÕES

Vale assina acordo de 25 anos para afretar navios Guaibamax

Vale assina acordo de 25 anos para afretar navios Guaibamax

As novas embarcações Guaibamax têm 340 metros de comprimento e capacidade para 325 mil toneladas e serão equipadas com cinco velas rotativas, motores mais eficientes, dispositivos hidrodinâmicos de economia de energia.

A Vale assinou contratos de 25 anos de afretamento com a Shandong Shipping Corporation para dez novas embarcações Guaibamax, como parte de um projeto inovador para ampliar a flexibilidade de sua frota e promover soluções para a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE). A segunda geração dos navios deve ser entregue a partir de 2027 e incorpora as mais eficientes tecnologias testadas no Ecoshipping, programa de pesquisa de desenvolvimento criado pela Vale para apoiar o desafio da empresa de reduzir suas emissões de carbono, em linha com o que vem sendo discutido no âmbito da Organização Marítima Internacional (IMO).

As novas embarcações Guaibamax têm 340 metros de comprimento e capacidade para 325 mil toneladas e serão equipadas com cinco velas rotativas, motores mais eficientes, dispositivos hidrodinâmicos de economia de energia, geradores de eixo, inversores de frequência variável e tinta de silicone avançada, entre outras melhorias de eficiência energética. "Desde os primeiros navios Valemax (entregues em 2011) até os pilotos do Ecoshipping, o transporte marítimo da Vale tem um histórico de inovação e se posicionou como uma força motriz no frete global. Temos trabalhado em estreita colaboração com os armadores e firmado diversas parcerias que fomentam a inovação no setor, visando maior eficiência e redução das emissões de carbono", afirma Rodrigo Bermelho, diretor de Navegação da Vale.

A Vale tem investido na incorporação de eficiência de ponta e inovação ambiental na área de navegação. Em 2021, o Guaibamax Sea Zhoushan foi o primeiro grande transportador de minério do mundo equipado com velas rotativas incorporado à frota de navios que atendem a Vale. Em 2024, a empresa instalou velas rotativas em um Valemax, o maior transportador de minério do mundo, com 362 metros de comprimento e capacidade para transportar até 400 mil toneladas de carga. A empresa também apoiou outros 5 projetos semelhantes em andamento financiados por armadores contratados para instalar a tecnologia de propulsão eólica em VLOCs (Very Large Ore Carriers). A Vale opera navios Valemax de primeira geração desde 2011, os Valemax de segunda geração desde 2018 e, desde 2019, a primeira geração de Guaibamax. Essas embarcações estão entre as mais eficientes do mundo e podem reduzir as emissões equivalentes de CO2 em até 41% em comparação com um navio capesize padrão. A Vale anunciou investimentos de até US$ 6 bilhões desde 2020 para reduzir suas emissões de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030. A mineradora também se comprometeu com uma redução de 15% nas emissões do Escopo 3 até 2035, relacionadas à cadeia de valor, da qual faz parte a maior parte das emissões do transporte marítimo, dependendo do tipo de contrato.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados