Brasil Mineral Logo
MARIANA

Vale esclarece repactuação de programas da Renova

Vale esclarece repactuação de programas da Renova

As tratativas de repactuação dos programas com as instituições de justiça foram iniciadas em abril de 2021.

A Vale informa que os documentos que regem o processo de reparação integral associado ao rompimento da barragem em Mariana, em 2015, são o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado em março de 2016; e o subsequente Termo de Ajustamento de Conduta para rever a governança dos programas (TAC-GOV), celebrado em 8 de agosto de 2018. O TAC-GOV prevê, nas cláusulas 94 e 95, que as Partes promoverão um processo de repactuação dos programas do TTAC após 24 meses de sua vigência.

Nesse contexto, segundo cláusula 95 do TAC-GOV, as Partes comprometem-se a “respeitar os princípios e limites estabelecidos” no TTAC. O processo de repactuação mantém a execução dos programas reparatórios socioambientais e socioeconômicos previstos no TTAC e ratificados no TACGOV em pleno andamento. As tratativas de repactuação dos programas com as instituições de justiça foram iniciadas em abril de 2021 e produziram, em 22 de junho, uma “carta de princípios”, assinada pela Samarco, Vale, BHP e várias instituições de justiça.

A carta de princípios tem como objetivo nortear as negociações e estabelecer a “definição final do escopo, objeto atual (considerando medidas já desempenhadas e gastos já incorridos), objetivos específicos e marcos de entrega dos programas de reparação” conduzidos pela Fundação Renova, e tem como uma de suas premissas a “desburocratização da governança”.

O TTAC estabelece nos termos do §2º, da cláusula 232, o valor predestinado à compensação dos danos causados com o rompimento da barragem de fundão, não reparáveis, que já foi estipulado e não é objeto da repactuação. O valor visa à otimização e maior eficiência e objetividade no avanço dos 42 programas, que seguem em andamento. A Vale está comprometida com o processo de mediação no Conselho Nacional de Justiça e espera que a repactuação dos programas gere soluções definitivas, eficientes, céleres e objetivas para sanar as eventuais controvérsias técnicas de difícil solução. Além disso, a mineradora reafirma compromisso em suportar a Samarco e a Fundação Renova com a continuidade da reparação integral dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados