Viridis Mining recebe apoio para financiamento do projeto Colossus

O reconhecimento formal pela Bpifrance fornece um forte endosso ao Projeto e permite que a Viridis avance para a fase final de avaliação no âmbito do programa GPS.
A Viridis Mining and Minerals Limited recebeu uma Carta de Apoio (LOS) oficial e não vinculativa da Bpifrance Assurance Export, a Agência Francesa de Crédito à Exportação, confirmando que o Projeto de Terras Raras Colossus da Empresa no Brasil foi considerado elegível para Financiamento de Projetos Estratégicos no âmbito do programa Garantie de Prêt Stratégique (GPS).
A LOS destaca a importância estratégica global do Projeto Colossus no fortalecimento da cadeia de suprimentos de minerais críticos no Ocidente, confirmando também que o projeto atende aos critérios da Etapa 1 da Bpifrance para apoio financeiro no âmbito de sua garantia GPS. O programa francês é estruturado para suportar uma tranche de dívida bancária sujeita às seguintes condições cumulativas: A tranche de dívida sênior coberta pelo GPS deve ser pari passu com outras tranches de dívida sênior
fornecidas por outros credores.
O reconhecimento formal pela Bpifrance fornece um forte endosso ao Projeto e permite que a Viridis avance para a fase final de avaliação no âmbito do programa GPS. O Avanço da due diligence onde o projeto passará agora por análises técnicas, financeiras e de crédito detalhadas como parte do processo de avaliação da Bpifrance e a Plataforma de financiamento fortalecida.
A estrutura GPS constitui a pedra angular da estratégia de financiamento do Projeto Colossus, oferecendo cobertura de crédito que aumenta a confiança dos credores internacionais e das agências de crédito à exportação atualmente engajadas com a Viridis. Esse suporte posiciona a Companhia para finalizar os elementos restantes do pacote de financiamento do Projeto em curto prazo.
Após a seleção do Colossus pelas duas principais instituições financeiras de desenvolvimento do Brasil, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a FINEP (Agência Federal de Estudos e Projetos), para avançar sob um Plano de Apoio Conjunto (PSC), e a execução de uma parceria estratégica e Memorando de Entendimento vinculativo com os principais grupos de investimento brasileiros ORE Investments Ltda. (ORE) e Régia Capital Ltda. (‘Régia’) por US$ 30 milhões em colocações privadas escalonadas e sem corretagem, a Colossus agora está totalmente financiada até a Decisão Final de Investimento (FID) e o início das atividades iniciais de desenvolvimento.
A estratégia da Viridis de alinhar parceiros de financiamento apoiados pelo governo, incluindo a Bpifrance e o BNDES/FINEP do Brasil, com investidores institucionais estratégicos posiciona a empresa em um caminho forte e acelerado para o financiamento total do projeto. Essa abordagem coordenada fornece a profundidade financeira e o apoio estratégico necessários para avançar pelas etapas finais de financiamento e obter a FID até o terceiro trimestre de 2026. “A obtenção da carta de apoio e da elegibilidade para financiamento ao abrigo da Garantia de Projetos Estratégicos da Bpifrance representa um marco importante para a Viridis e uma forte validação da importância estratégica global do Projeto de Terras Raras Colossus. O reconhecimento de uma das principais agências de crédito à exportação do mundo reforça o papel do Projeto na diversificação e no fortalecimento das cadeias de abastecimento de terras raras no Ocidente. A conquista de apoio financeiro ao abrigo da estrutura de garantia GPS tem sido o foco da Viridis há muitos meses e constitui a principal pedra angular financeira, uma vez que serve como uma garantia de crédito soberana que oferece segurança aos credores participantes, permitindo à Empresa aceder ao financiamento do projeto junto de bancos comerciais em condições mais competitivas e com uma exposição mínima ao risco. Reflete a solidez dos fundamentos do nosso projeto e a confiança que os parceiros globais depositam na visão a longo prazo da Viridis. Estamos agora a entrar nas fases finais de due diligence e avaliação de crédito com a Bpifrance, enquanto continuamos a desenvolver a nossa estratégia de financiamento e aquisição mais abrangente”, disse Rafael Moreno, CEO da Viridis. “Avançamos agora para as fases finais de due diligence e avaliação de crédito com a Bpifrance, enquanto continuamos a desenvolver a nossa estratégia mais abrangente de financiamento e aquisição de energia”, disse.
Carregando recomendações...