Notícias e artigos sobre
Sgb-cprm

SGB confirma potencial mineral pra fosfato na Bacia do Jatobá
A identificação de novas ocorrências abre também a possibilidade de produção local de fosfato para suprir a demanda da região e, dessa forma, potencializar a produtividade agrícola.
28 de janeiro, 2026
Mais notícias e artigos sobre SGB-CPRM

O executivo já atuou como procurador do município de Caldas Novas (GO) e assessor jurídico-legislativo da Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal.

O estudo revelou intervalo fosfatado com altos valores de fosfato, urânio e terras-raras, comparáveis, e até superiores, aos observados em depósitos sedimentares clássicos encontrados em outros países do mundo.

As pesquisas realizadas confirmam que o Brasil tem pelo menos um depósito de classe mundial de minerais críticos e estratégicos para o mundo.



Como um dos resultados desse projeto, o SGB publicou o informe de recursos minerais ‘Avaliação do Potencial Mineral de Fosfato do Brasil – Área: Sequência Devoniana na Bacia do Paraná (PR e MS.


Mapa de Favorabilidade para Pegmatitos Litiníferos na Província Borborema
Novos gestores enfatizaram o compromisso de fortalecer a instituição e valorizar os colaboradores

Relatório envolveu estudos de geologia básica e geologia econômica,

Com o Atlas, será possível facilitar a gestão e o emprego dos dados

Protocolo de intenções visa avançar em pesquisas e estudos relacionados às áreas das geociências e ao setor mineral

“Portfólio de Produtos da DHT”, tem conteúdo importante para otimizar o uso dos dados

As publicações incluem dados geocientíficos que permitem identificar regiões com potencial mineral

Estado tem grande potencial mineral, inclusive para produção de minerais fundamentais para a transição energética

O documento é uma vasta pesquisa bibliográfica e cartográfica e abrange oito províncias minerais do estado

Este é um dos empreendimentos que englobam a carteira de ativos minerários do SGB-CPRM e faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.

Foram registradas ocorrências de minerais de ouro, manganês, cromita e esmeralda, além de uma variedade de rochas ornamentais.

O SGB é responsável pela recuperação de cerca de 1.500 hectares e 200 bocas de mina na região.

O trabalho utilizou dados geológicos (mapas e sondagem) e geofísicos (gravimetria e sísmica).

A região é rica em fauna e flora fossilífera, com destaque para os fósseis do período Triássico, que marca o surgimento de vários grupos de organismos.

O edital para cessão de área do minério de caulim, no município de Ipixuna do Pará (PA), inclui o bloco sul e bloco norte com 10.000 hectares de área.

O estudo foi desenvolvido pela diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), com apoio da Defesa Civil Municipal de Parauapebas.

As palestras foram realizadas pelos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Gilmar Rizzotto e Stella Bijos.

Especialistas fizeram registros de campo e as análises irão possibilitar a ampliação dos estudos já realizados pelo SGB nestas localidades.

O documento mostra a modelagem gravimétrica na região do Sinclinório Pitangui, importante distrito aurífero no Noroeste do Quadrilátero Ferrífero.

Audiências são para três projetos: Agrominerais Aveiro, no Pará; Diamante Santo Inácio, no estado da Bahia; e Ouro Natividade, no Tocantins.

O governador disse que o mapa geológico é fundamental para o restado e para o desenvolvimento do setor mineral de Tocantins.

Participaram do encontro o novo Ministro da Agricultura, Marcos Montes, e três representantes do SGB-CPRM.



























































