Notícias e artigos sobre
inb

SGB e INB debatem fortalecimento de estudos geológicos
A reunião esteve focada no fortalecimento dos estudos geológicos voltados à prospecção e à avaliação do potencial de urânio no Brasil.
19 de janeiro, 2026
Mais notícias e artigos sobre INB

O projeto a ser estruturado pelo BNDES tem como objetivo desenvolver parcerias associadas ao negócio de mineração do urânio em cinco áreas, para expandir a capacidade de produção.

O projeto receberá investimentos estimados em R$ 3 bilhões e visa dobrar a produção para 2.300 toneladas de concentrado de urânio por ano, destinadas a abastecer as usinas nucleares brasileiras, e mais de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados anuais.


A ANM verificou 13 pontos da unidade em descomissionamento da INB em Poços de Caldas

Atualmente, a INB é responsável pelas atividades de pesquisa, lavra, enriquecimento, industrialização e comércio de minérios nucleares e derivados.

Processo investigava sobre a atuação da INB na região de Lagoa Real (BA), após a veiculação de notícias de uma possível contaminação de urânio.

O Consórcio Santa Quitéria teve oportunidade para apresentar o projeto e sanar as dúvidas das comunidades locais.

Com a plena operação da mina de Itataia (CE) serão produzidos cerca de 1,05 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano.

Operação resultou na sobreembalagem de 3.500 tambores metálicos com tambores novos dispostos sobre novos paletes.

As audiências serão realizadas nas cidades de Santa Quitéria, Itatira (Lagoa do Mato) e Canindé, no Ceará.

Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, projeto do complexo minero industrial irá extrair fosfato e urânio.

A recarga, composta por um total de 56 elementos, foi enviada à Eletronuclear entre janeiro e fevereiro de 2002.

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) assinaram contrato para realização de estudos.

O equipamento possui a capacidade de agir com diversos tipos de amostra e consegue analisar amostras com teores muito baixos e elevados.


