Brasil Mineral Logo
HPGR da FLS: Tecnologia inovadora para uma cominuição mais produtiva e sustentável
CONTEÚDO APRESENTADO POR:
Logo do Patrocinador

HPGR da FLS: Tecnologia inovadora para uma cominuição mais produtiva e sustentável

A Prensa de rolos de alta pressão que a empresa oferece permitem processar uma maior quantidade de material e reduzir a granulometria da rocha de maneira eficiente e com menor uso de água e energia.

Em uma planta concentradora, a cominuição de minerais é fundamental não só pela quantidade de material que os equipamentos conseguem processar, mas também pelo uso eficiente dos recursos empregados nessa tarefa. Essa etapa representa metade do consumo energético de uma planta de processamento mineral.

Assim, a prensa de rolos de alta pressão ou HPGR da FLS surgem como uma tecnologia chave para aumentar a produtividade e reduzir o consumo de energia e insumos em comparação com outros equipamentos projetados para a etapa de cominuição. 

Essa tecnologia oferece vários benefícios em comparação com os métodos tradicionais de moagem, como os moinhos SAG. Nestes, utilizam-se bolas de aço para a moagem, as quais se desgastam com o tempo e precisam ser substituídas. No HPGR, o material é triturado entre dois rolos, eliminando a necessidade de meios de moagem como as bolas de aço, o que resulta em menor desgaste e redução do custo associado
Paulo Meinberg, Product Especialist – HPGR Service Business Line/Consumables na FLS
Imagem do artigo

Adicionalmente, as prensas de rolos de alta pressão permitem o processamento de maiores volumes de material em comparação a outros moinhos e promovem uma melhor liberação dos minerais, impactando positivamente a recuperação nas etapas subsequentes. Além disso, seu funcionamento apresenta menor impacto ambiental, pois além de ser energeticamente eficiente, destaca-se pelo baixo consumo de água, um recurso cada vez mais escasso em muitos países mineradores. Todos esses fatores contribuem significativamente para a redução da pegada de carbono das mineradoras.

Dessa forma, os HPGR da FLS têm se mostrado uma solução eficaz e sustentável, principalmente para a grande mineração, segmento onde a capacidade para processar grandes volumes de minério é crucial para a rentabilidade. Sua versatilidade para operar em condições de alta pressão e seu design modular facilitam a adaptação em plantas de diferentes tamanhos e configurações.

Imagem do artigo

Mas além do já destacado, a FLS deu um passo adiante em equipamentos para cominuição, incorporando recentemente o HPGR Pro ao seu portfólio, uma tecnologia inovadora considerada a mais sustentável do mundo em rolos de moagem de alta pressão. Um atributo-chave são as suas Rotating Side Plates, que melhoram a alimentação do material e criam uma nova curva de pressão mais uniforme em toda a largura dos rolos, o que aumenta a produtividade em até 20% e reduz o consumo de energia em até 15%. Tudo isso com menor necessidade de manutenção e extensão da vida útil do rolo em até 30%, em comparação com alternativas equivalentes no mercado.

O especialista da FLS acrescenta outras características diferenciadoras desta solução, enfatizando que “este equipamento pode ser monitorado e controlado automaticamente graças à sua moderna tecnologia de sensores e ao sistema avançado para proteção de máquinas, o que garante que o HPGR Pro sempre funcione em condições ótimas. Além disso, conta com um sistema de detecção de studs que monitora e mede continuamente as superfícies do rolo enquanto está em operação para transmitir o estado atual de desgaste, permitindo um planejamento ideal para a substituição do rolo”.

Assim, a inclusão do HPGR Pro na oferta da FLS agrega uma nova dimensão ao legado da empresa, que reforça com este desenvolvimento ainda mais seu compromisso de ser um fornecedor de fluxo completo e o principal fabricante de equipamentos de grande porte para moagem na mineração.

Leia Também