

FLS impulsiona serviços e infraestrutura para acompanhar o crescimento da mineração no Brasil
A metodologia Life of Mine Booster, desenvolvida pela FLS para otimizar a vida útil dos ativos em plantas concentradoras, tem impactado positivamente a produtividade de diversas operações na América do Sul e agora se prepara para ganhar ainda mais espaço no setor de mineração brasileiro.
O futuro da mineração no Brasil é promissor. O país, um dos maiores players globais do setor, responde por parcela significativa do fornecimento de minerais estratégicos, ferro, cobre, níquel, ouro, bauxita e manganês insumos essenciais para sustentar a urbanização mundial e acelerar a transição energética frente ao desafio das mudanças climáticas.
Esse cenário, ao mesmo tempo em que abre oportunidades, também pressiona a produtividade da mineração nacional. Por isso, a FLS, referência global em soluções inovadoras para o flowsheet completo de processamento de minerais, está ampliando sua capacidade de suporte, acompanhando os objetivos de seus clientes no Brasil e em toda a região sul-americana.
Expertise e infraestrutura local
A companhia aposta em três pilares para apoiar a indústria:
- Especialização contínua e certificação de seus especialistas;
- Investimentos em infraestrutura de suporte, sempre próxima ao cliente;
- Fortalecimento de um ecossistema industrial local em parceria com fornecedores regionais.
Esse modelo possibilita maior agilidade em reparos e upgrades, otimização da cadeia de valor e fortalecimento da continuidade operacional.
Serviços de ponta a ponta
A FLS vem consolidando um modelo de serviços end-to-end, centrado no ciclo de vida dos ativos. O objetivo é entregar soluções completas, que vão desde análises de desempenho e otimização até upgrades e rebuilds de equipamentos sempre com foco em reduzir comprovadamente o custo por tonelada processada.
"Um de nossos grandes diferenciais é o desenvolvimento de soluções, com a participação de nossos especialistas, como proposta de valor que otimiza a vida útil dos ativos, maximizando os rendimentos durante toda sua operação. A metodologia Life of Mine Booster já demonstrou muito sucesso na América do Sul, e nossa meta agora é expandir ainda mais esse modelo no Brasil, um de nossos mercados prioritários no continente"

Sustentabilidade e inovação
Além da expertise técnica, a FLS também tem fortalecido sua presença regional com infraestrutura sustentável. Em 2024, a companhia inaugurou no Chile uma planta de revestimentos de moinhos FLS ARMOUR™, com capacidade de 6.500 toneladas anuais, totalmente alimentada por energia renovável e com reuso integral da água no processo. O resultado: redução de até 56% nas emissões de carbono em comparação a métodos convencionais.
Mais recentemente, a empresa lançou o serviço que recicla revestimentos de moinhos já utilizados para fabricar novas peças, gerando até 61% menos emissões frente ao uso de materiais virgens. Para Massi, “o reaproveitamento promove a economia circular e melhora a eficiência produtiva, ao reduzir custos e prolongar a vida útil dos equipamentos, além de incentivar a inovação em tecnologias sustentáveis”.
A expansão segue com a próxima inauguração de uma nova planta de poliuretano no Chile, que abastecerá toda a América do Sul, garantindo disponibilidade, qualidade e prazos mais ágeis para as mineradoras da região.
Transformação contínua
Nos últimos anos, a FLS vem passando por uma transformação significativa em sua operação na América do Sul, amplamente reconhecida pelas mineradoras no Brasil. Esse movimento se reflete em um atendimento mais próximo, soluções ajustadas às necessidades do dia a dia das plantas e maior agilidade no suporte técnico.
Para fortalecer essa estratégia, a companhia reforçou sua equipe com especialistas dedicados, dando ênfase em áreas como Mill Liners, Crusher Liners e Screen Panels, somado a isso ampliamos a cobertura de mercado de forma regionalizada e garantindo maior capacidade de resposta aos desafios operacionais de nossos clientes, afima Massi.
Outro pilar dessa transformação são os centros de serviços localizados em Santa Luzia (MG) e Parauapebas (PA), que receberam investimentos e modernizações nos últimos meses. Com capacidades únicas e praticamente sem equivalentes no mercado brasileiro, essas unidades oferecem suporte diferenciado, combinando infraestrutura moderna com a atuação direta de equipes da própria FLS, que dominam as etapas do processo de manutenção e reparo. Essa combinação assegura qualidade superior, rapidez na execução e proximidade geográfica com os principais polos mineradores do país.
Essas iniciativas, que já se refletem em ganhos concretos para as operações de seus clientes, consolidam a FLS como parceira essencial para o futuro da mineração brasileira. Esse avanço tem dado muito orgulho à companhia e reforça seu compromisso em estar cada vez mais próxima do cliente.







