Notícias e artigos sobre
Prêmios

Quem será a personalidade do Ano do Setor Mineral?
As indicações foram feitas sem conhecimento prévio dos indicados e levaram em conta exclusivamente a opinião dos conselheiros sobre o desempenho da pessoa durante o último ano.
13 de outubro, 2025
Mais notícias e artigos sobre PRÊMIOS

Em 2016, após o acidente de Mariana, a mineração encontrava-se em um de seus piores momentos, sendo questionada por praticamente todo mundo. Naquele momento, Brasil Mineral julgou que o setor precisava discutir suas relações com as comunidades.

A escolha se deu a partir de uma lista elaborada pelo Conselho Consultivo de Brasil Mineral, que indica as empresas com melhor desempenho no ano nas seguintes categorias: ESG, Inovação e Tecnologia, Crescimento, e Prospecção/Pesquisa Mineral.




O Fórum Brasil Mineral, reunirá executivos das empresas premiadas, que analisarão o cenário atual do setor mineral no País.

Realizada há quase 40 anos, essa é a principal premiação do setor mineral brasileiro e procura reconhecer aquelas empresas que se destacaram em 2022.

A votação aconteceu pelo site da CBPM, onde o público escolheu as empresas de mineração e a personalidade de mineração.

O steelChallenge-17 utilizou a siderurgia de forno elétrico a arco e a siderurgia secundária da Steeluniversity em uma simulação combinada.

A votação foi encerrada no dia 4 de novembro e as escolhidas pelos votos do público.

No início de 2022, a Hydro anunciou investimento de R$ 1,3 bilhão (US$ 270 milhões) para realizar o projeto de troca de combustível.

Público tem até o dia 4 de novembro para exercer o seu voto.

Este ano, em cada uma das categorias o público fará duas escolhas: uma empresa de grande porte e outra de médio/pequeno porte.

A RHI Magnesita também aparece no TOP 10 da categoria Mineração e Metais.

"Queremos conectar cada vez mais a empresa com a sociedade, consolidando nossa marca como uma brand love da indústria brasileira e do setor mundial do aço”

A avaliação é realizada anualmente em uma série de categorias que impactam a indústria.

Empresa foi reconhecida pela comissão julgadora formada por engenheiros como a melhor empresa com tecnologias de filtração sólido/líquido.

A Resolução atendeu oito dos dez critérios avaliados, entre os quais estão transparência do processo, participação social e eficiência.

A premiação ocorrerá durante o X SIMEXMIN a ser realizado de 27 a 30 de novembro de 2022, no Centro Metalúrgico da UFOP, em Ouro Preto (MG).

Com 450 espaços na disputa, a empresa foi a vencedora na categoria “Voto dos Expositores”.

Os campeões mundiais receberão o troféu steelChallenge e receberão um prêmio adicional em dinheiro e um certificado.

O prêmio foi concedido pela revista especializada Metals & Mining Review, sediada em Fort Lauderdale - Flórida (EUA).

A iniciativa visa garantir o fornecimento do carvão vegetal como diferencial competitivo na produção de ferro-gusa.

Em Alumínio (SP), a empresa é uma das primeiras a utilizar 100% de vapor originado da biomassa em uma das etapas mais eletrointensivas da produção do alumínio.

43 marcas de 38 países receberam o prêmio que reconhece o histórico das boas práticas de negócios e a inovação tecnológica de companhias de todos os continentes.

A empresa desenvolveu produtos ecológicos feitos a partir dos resíduos recolhidos em mutirões.

O trabalho com quatro filtros-prensa está sendo considerado um benchmark entre os médios produtores de minério de ferro.

A iniciativa reconheceu os fornecedores da Nexa no Brasil e Peru, abrangendo os segmentos de mineração e siderurgia.

A edição de 2021 do Programa Parceiro VC teve 420 fornecedores concorrendo em 56 categorias, dos quais 17 deles premiados.

Os 50 universitários premiados são estudantes de engenharia, moradores de Santa Cruz, Itaguaí e Seropédica.

O Prêmio Municípios Mineradores 2022 foi organizado através de uma parceria entre o IBRAM e a Agenda Pública, com idealização e apoio do MME.

O prêmio é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O diretor-geral da ANM, Victor Hugo Froner Bicca, recebeu a honraria em evento realizado na sede da Fundação, em Ouro Preto (MG).

O programa visa reconhecer e estimular iniciativas ESG adotadas por fornecedores, terceirizados e empresas parceiras no Brasil e no Peru.

O prêmio reconhecerá o desempenho da gestão municipal na oferta de serviços públicos e seu impacto nos municípios com mineração.

A Agenda Pública avaliou 24 práticas finalistas a partir de um banco de dados com 40 indicadores.

A Ternium ganhou o prêmio Safety and Health Excellence Recognition 2021 na categoria de Gestão de Segurança do Trabalho.

Os projetos serão avaliados por uma banca de jurados formada por três executivos da área de inovação da Aperam, além de convidados da Abinox.

O objetivo era produzir um tipo específico de aço de engenharia com o menor custo usando o forno elétrico a arco

Premiação visa o reconhecimento daqueles que se dedicam ao desenvolvimento da mineração no Brasil, em seis categorias.

A companhia se mantém na liderança da categoria, ocupando a 31ª colocação entre as 100 companhias mais admiradas do País.

A premiação visa reconhecer empresas que implementam processos, métodos, técnicas e ferramentas de gestão para inovar.

A Gerdau foi premiada pelo desenvolvimento de um inovador sistema de monitoramento online e ativo de gases no processo industrial na unidade.

Paula é Mestre pela Universidade Federal do Ceará (UFC), analista de produção na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

O Prêmio Jatobá PR é organizado pelo GECOM, entidade composta por profissionais de comunicação de diversas regiões do Brasil.

A companhia se destacou pelos projetos socioambientais realizados nas comunidades vizinhas do município de Jacobina (BA), onde a Yamana opera.

O Prêmio visa reconhecer, estimular e premiar os sindicatos pela ação indutora de sustentabilidade junto às suas associadas.

Plataforma conecta os desafios da empresa com as soluções inovadoras presentes no ecossistema de startups.

Os projetos premiados se qualificam automaticamente para a segunda fase da competição: o Global Holcim Awards,

O Porto possui um sistema de embarque moderno, com capacidade instalada de até 33 milhões de t/ano.

O concurso é aberto a estudantes, professores, empresas e associações de qualquer lugar do Brasil.

As empresas agraciadas demonstraram a aplicação da ciência de segurança contemporânea na indústria do aço.

Na categoria Mineração e Metais, o ranking identificou 61 corporações que praticam open innovation com startups no Brasil.

A honraria reconhece a atuação e mulheres em diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em Minas Gerais.

Pela primeira vez, o MM Gerdau disponibiliza seu acervo mineralógico para a criação de obras comissionadas.

O prêmio é promovido pela companhia em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).

O programa tem o objetivo de desenvolver propostas capazes de potencializar, resolver e aprimorar as metas e objetivos da companhia.








