Notícias e artigos sobre
entidades

Entidades e empresas destacam legado de Raul Jungmann
Para entidades, Jungmann colaborou para o fortalecimento do diálogo institucional entre o setor mineral, o poder público e a sociedade, focando esforços no desenvolvimento sustentável do setor.
19 de janeiro, 2026
As entidades no setor mineral brasileiro desempenham um papel crucial na representação, articulação e desenvolvimento do setor, atuando como importantes interlocutores entre empresas, governo e sociedade. Entre as principais entidades destacam-se o IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), a Associação de Minerais Críticos (AMC), a Apemi (Associação Paulista de Engenheiros de Minas) e a AMIG Brasil (Associação Brasileira dos Municípios Mineradores), cada uma com objetivos específicos de fortalecimento e projeção do setor mineral. As tendências recentes apontam para uma busca de maior sustentabilidade, inovação e desenvolvimento profissional, com foco em combater desinformação, promover educação e criar ambientes regulatórios mais estáveis para o setor mineral brasileiro.
Projetos de Lei monitorados pela CNI
135
Total de projetos acompanhados pela Confederação Nacional da Indústria em 2025
Mandato da nova diretoria da Apemi
3
Anos de duração do mandato da diretoria empossada em janeiro de 2026
Mais notícias e artigos sobre ENTIDADES

Ao longo dos seus 73 anos de vida, Raul Jungmann foi deputado federal, ministro do Desenvolvimento Agrário, ministro da Defesa, ministro Extraordinário da Segurança Pública e presidiu órgãos importantes como o IBAMA e o INCRA na década de 1990.

Para a entidade, o triênio 2026 a 2028 será ainda mais relevante e decisivo, porque a mineração hoje está no centro dos debates e “parece que hoje todo mundo virou especialista em terras raras e minerais estratégicos”

"A AMC nasce para unir o setor e qualificar o debate nacional. Nosso compromisso é criar um espaço de diálogo técnico estruturado que ajude a superar gargalos históricos e fomente um ambiente favorável a investimentos."

Mercado de fertilizantes especiais faturou R$ 22,193 bilhões em 2022, um crescimento médio de 33,2%

Evento foi promovido pela Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin)

Entidade entregou uma Carta de Compromissos com a sociedade, onde destaca o compromisso com o desenvolvimento sustentável

Nova sede da entidade conjuga também o Centro Cultural do Alumínio (CCAL)

Silveira disse que o Governo irá combater a ineficiência, e práticas anticompetitivas do setor, por meio da fiscalização e proibição de jazidas mal aproveitadas e abandonadas.

A entidade também realizou modificações em seu estatuto, extinguindo o Conselho Consultivo e criando novos cargos executivos.

Os logotipos são projetados para mostrar o que uma organização se propõe a fazer e lembra o elemento símbolo da Terra e o trabalho do ICMM no planeta.

São mais de 130 sócios que, direta ou indiretamente, fazem parte da atividade mineral brasileira.














