Notícias e artigos sobre
amig

AMIG Brasil cobra explicações da Vale sobre incidentes ambientais
Os episódios ocorreram em um intervalo inferior a 24 horas e provocaram extravasamento de estruturas de contenção, lançando grandes volumes de água e sedimentos em cursos d’água estratégicos da região.
30 de janeiro, 2026
Mais notícias e artigos sobre AMIG

AMIG quer avaliar impactos urbanísticos para acompanhar os impactos provocados pelos projetos das mineradoras nos municípios, como, por exemplo, ar poluído, ruídos constantes, tremores causados por explosões e riscos à qualidade da água.


AMIG quer audiência para debater a situação de calamidade da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Evento que reúne prefeitos, representantes das entidades mineradoras e agentes governamentais de todo o País

AMIG teme que ANM tenha que encerrar as suas atividades por falta de condições de executar os serviços

"Essa é a única maneira de colocar um fim às barbáries provocadas pelas operações clandestinas".

Silveira disse que o Governo irá combater a ineficiência, e práticas anticompetitivas do setor, por meio da fiscalização e proibição de jazidas mal aproveitadas e abandonadas.

O relatório da Agência foi apresentado em reunião na Associação dos Municípios Mineradores de Mineradores de Minas Gerais, em dezembro.

A obra é um relato sobre a exploração do minério de ferro nas ricas jazidas de Itabira, situada na região Central de Minas Gerais.

A AMIG alerta que a evasão da CFEM aos municípios impede investimentos em áreas fundamentais para o crescimento e bem-estar da população.

O documento contém diretrizes prioritárias e transformadoras para o setor mineral brasileiro, que precisam ser incluídas no debate em curso do processo eleitoral.

O acordo tem o objetivo de identificar e ampliar as oportunidades de investimentos para além da atividade minerária já existente localmente.

Segundo o ministro, a lei vem impactando de forma negativa na receita das cidades e estados que têm a mineração como atividade econômica.

Valor seria relativo ao não recolhimento da CFEM referente à pelotização do minério de ferro, uma das etapas do beneficiamento.

Foi o que propôs Waldir Silva Salvador de Oliveira, consultor da AMIG, durante o 4º. Encontro Nacional dos Municípios Mineradores.

O evento é realizado pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) e reunirá especialistas em vários setores da atividade minerária.

Objetivo é conscientizar prefeitos, funcionários públicos, secretários municipais e fiscais de todo o Brasil sobre o funcionamento da atividade mineradora.

O acordo aposta na diversificação econômica como um instrumento que precisa ser trabalhado desde o início da atividade minerária.

A associação alerta sobre a necessidade de nova apreciação de diversos pontos em favor do segmento da atividade minerária e em proteção da sociedade brasileira.

A AMIG reforçou o apoio à mineração, mas ressaltou que a atividade e o território formam uma sociedade por lei e precisam caminhar como iguais.














